segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Ciclos...


Ciclos


Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final...Se insistimos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria o sentido das outras etapas que precisamos viver.
Encerrando ciclos...Fechando portas...Terminando capítulos...
Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.
Foi despedido do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?
Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu...Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida serem subitamente transformadas em pó.
Mas tal atitude será desgaste imenso para todos: seus pais, seus amigos, seus filhos, seus irmãos, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.
O que passou não voltará! Não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de votar.
As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora. Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar livros que tem.
Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração... E o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.
Deixar-se ir embora. Soltar-se. Desprender-se.
Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo!
Não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor.
Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda!
Isso o estará apenas envenenando, e nada mais. Não há mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do “momento ideal”.
Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga à sí mesmo que o que passou, jamais voltará. Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa... Nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.
Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.
Encerrando Ciclos! Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
Feche a porta. Mude o disco. Limpe a casa. Sacuda a poeira. Deixe de ser quem você era, e se transforme em quem você... É...
Torne-se uma pessoa melhor e assegure-se de que sabe bem quem é, antes de conhecer alguém e de esperar que ele seja quem você é...
E lembre-se: Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão!


Texto de Glória Hurtardo.

2 comentários:

  1. Como são verdadeiras a sua forma de captar tal realidade neste post.
    Simplesmente perfeito para uma manhã, fria de terça feira.
    O melhor breakfast para alimentar a nossa alma, com profundo teor filosofico e reflexivo.
    Dizem que a nossa mente não diferencia a realidade do imaginario então quando ficamos pensando muito numa experiencia negativa é como se vivesssemos duas vezes as mesmas situação.
    E consequentemente sofremos duas vezes, então porque nao esquecemos neh?
    E ir em busca de novas experiencias dar oportunidade para o novo!
    Valeu muito relevante e agregador!

    ResponderExcluir
  2. Gê isso é a mais pura verdade. sabe onde erramos desde que o mundo é mundo?? nos apegamos a tudo e a todos,amar sem apego é difícil mas porém correto. dizem que quando Deus fecha uma porta abre uma janela, só que geralmente estamos tão acostumados a cruzar pela porta que não percebemos que a janela abriu, e só lamentamos a tal porta ter se fechado, sem ao mesnos olhar ao nosso redor.É somos poucos evoluidos espiritualmente!! isso é notório...Mas mesmo assim eu amo viver, mesmo sem emprego :(, sem portas ou janelas abertas. vivo feliz ainda tenho uma coisa preciosa que me faz ficar em pé todos os dias, minha saúde fisica e mental.
    Bom meu amigo... só te peço que continues escrevendo pois isso é bom demais.
    beijos

    ResponderExcluir