segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Verdadeiramente apaixonado pelo tal do João...

Pra inicio de conversa, vou falar pra vocês que o João, ele é muito trabalhador, muito consciente, fiel, nada tímido...
É um cara apaixonante, e eu sou verdadeiramente apaixonado por ele!
Caramba!
Vocês devem estar se perguntando quem é o tal do João?

Registro do próprio autor, em um belo momento!
Tenho certeza que vocês conhecem o João, Joãozinho para os íntimos...
Mas ele tem vários apelidos, quem sabe vocês não o conhecem por um deles, vejamos:
Barreiro, forneiro, pássaro construtor, joão-de-barro...Enfim seu verdadeiro nome é Furnarius rufus.
O João-de-barro (Furnarius rufus), é um pássaro pertencente à ordem dos Passeriformes e à família Furnaridae. Seu tamanho é um pouco menor do que o do sabiá, ele se alimenta de larvas, insetos, pequenos moluscos e sementes. Na parte superior do corpo ele possui cor de ferrugem acanelada, na parte inferior, tem coloração marrom clara e sua cauda tem uma tonalidade avermelhada.

É uma ave conhecida por não ser tímida, pois se aproxima do homem sem medo e canta como se soubesse que está sendo observada e admirada.Na verdade gosta de encantar...


Mais um registro do autor,
enquanto o João escolhia um poste de cerca
para construir sua morada.
Trata-se de uma ave habilidosa que constrói seu ninho, feito de barro e semelhante a um forno,daí o nome Furnaridae. Faz seu ninho no alto de postes, nos troncos de árvores e até mesmo nos paus dos currais. O ninho tem aproximadamente 30 cm de diâmetro, sua parede tem 5 cm de espessura e normalmente é construído de barro misturado a esterco, palha e pequenos galhos. A construção do ninho é feita pelo macho e pela fêmea (o casal trabalha unido), amassando pedaços de barro com as patas e o bico, e tem um formato arredondado que é dividido em dois lugares: a entrada, que permite ao pássaro entrar sem ter de se abaixar e, depois de uma espécie de divisória, o interior do ninho. O processo de construção da “casa” do joão-de-barro dura, em média, 18 dias.
Me digam se não é fácil se paixonar pelo Joãozinho, com todo seu cuidado na construção de sua casa, utilizando materiais totalmente recicláveis como: palha e esterco seco com barro úmido.
Além de tudo o Joãozinho só anda em casal, canta em dueto nos arredores do ninho em postura altiva e tremulando as asas, com um canto extremamente estridente, não são magníficos?
***Apesar de tudo, ainda existem pessoas capazes de destruir essa harmonia, que tão lindamente a Mãe Natureza criou e nos presenteou...Já houve um tempo em que os Joãozinhos, podiam construir seus ninhos nos postes de certa, pois nesse tempo havia respeito pela natureza, bela sua beleza...Mas com o passar do tempo, eles tiveram que construir seus ninhos em lugares cada vez mais altos, do contrário teriam sua morada destruída...E ainda assim, vezes por outra são atingidos por pedras que saem, não de estilingues, mas de corações maldosos...

Que esse texto nos sirva de reflexão,
se até os passarinhos cumpem seu papel na Natureza,
se eles são capazes de reciclarem o seu meio,
acho que não preciso dizer mais nada!
Um abração!
Tenham uma boa semana!
Gê!


Um comentário:

  1. Ele deve ter inspirado o projeto Minha casa, minha vida, do Governo Federal, rsrsrs. Bincadeira... Gê, eu tb sou amante dos pássaros desde criança. Eu tenho um plantel em casa com 17 agapornis. Tb aprecio o João-de-barro. Tenho o privilégio de trabalhar numa sala em que ao abrir a janela me deparo com a Mata Atlântica. Isso mesmo. E bem próximo da minha sala tem um ninho de João-de-barro. Não é fantástico? E mais impressionante ainda, é o fato de que hoje eu ia falar justamente sobre isso em meu blog. Dá para acreditar? Abraço e passa no Meio Desligado para conferir o Post Mata Atlântica da minha janela. Abraço, amigo!

    ResponderExcluir